Orçamento Online de Tijolos Ecológicos


  • O Orçamento Online está disponível apenas para usuários cadastrados no site

  • Se você já fez o cadastro, faça Login preenchendo seu nome de usuário e senha aqui ao lado para ter acesso ao Orçamento Online.

  • Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro clicando em 'Criar nova conta'. Depois de se cadastrar, retorne a esta página e faça Login para ter acesso ao Orçamento Online.

  • O Orçamento Online é de USO EXCLUSIVO DOS (ATUAIS E POSSÍVEIS FUTUROS) CLIENTES DA VERDESAINE. Outros usos não são permitidos.

  • O Orçamento Online é um serviço oferecido gratuitamente pela Verdesaine.

  • O Orçamento Online pode ser usado sem compromisso de compra.

  • O uso do Orçamento Online uso não garante a disponibilidade de estoque. Sempre nos consulte sobre a disponibilidade de produtos!

O Orçamento Online consegue estimar a quantidade necessária de tijolos, meio-tijolos e canaletas necessárias para uma obra.

Observe que este orçamento se baseia na área de paredes, e não na área de piso.

Portanto, não basta o usuário ter em mãos a planta (também chamada de planta baixa). Também são necessários os cortes e fachadas do projeto. Os cortes e fachadas são imprecindíveis, pois deles é que se pode tirar a altura das paredes e suas aberturas, e sem estas não há como calcular a área de paredes e, consequentemente, a quantidade de tijolos necessária.

Passo-a-Passo:

1. Marcação das paredes na planta

Para facilitar o trabalho, é conveniente marcar (dar um nome) para cada parede.

Observe que na planta há paredes que estão desenhadas no sentido vertical e outras que estão desenhadas no sentido horizontal.

  • Podemos chamar estas paredes desenhadas no sentido vertical de V1, V2, V3, e daí por diante, da esquerda para a direita. Ou seja, a parede mais à esquerda na planta seria a V1.
  • Do mesmo modo, podemos chamar as paredes desenhadas no sentido horizontal de H1, H2, H3, e daí por diante, de cima para baixo. Assim, a parede na parte superior da planta seria a H1.

2. Marcação das paredes nos cortes e fachadas

As fachadas são fáceis de entender: representam a construção vista de fora.

Os cortesx são um pouco mais confusos de entender à primeira vista, mas também são simples: é como se estivéssemos olhando para uma fachada, e então fizéssemos um corte à faca na construção para vermos por dentro.

Os cortes são representados na planta por uma linha (chamada Linha de Corte) que tem nas suas extremidades um número (como 1, 2, 3, etc.) ou uma letra (A, B, C). Junto a esta letra ou número há algum sinal indicando qual dos dois lados da linha o corte vai mostrar.

  • Pegue o desenho de um corte e a planta.
  • Procure identificar na planta baixa a linha que representa aquele corte.
  • Identifique pela planta quais são as paredes que estão sendo mostradas no corte.
  • Marque as paredes representadas no corte com mesmo nome que você usou para elas na planta.

Repita este processo para todos os cortes do seu projeto.

Da mesma forma, identifique (marque) quais são as paredes representadas em cada uma das fachadas.

Agora você já está com tudo pronto para começar a usar o Orçamento Online.

3. Começe a preencher a tabela 'Paredes'

  • Escolha uma parede para começar. Por exemplo: a parede V1.
  • Veja na planta o comprimento desta parede (por exemplo: 5,134 m), e no corte a altura dela (por exemplo: 3 m).
  • Preencha estes valores na linha em branco da tabela 'Paredes':
    Nome Altura Comprimento
    H1 3 5,134
  • Clique no botão 'Incluir'

Quando se clica no botão 'Incluir', a tabela abre mais uma linha para se registrar a próxima parede. Caso algum erro tenha sido cometido na digitação dos dados de uma parede, pode-se usar os botões 'Corrigir' ou 'Excluir' para resolver a questão.

Naturalmente, o processo que fizemos acima para registrar a parede V1 deve ser usado para todas as paredes do projeto.

4. Paredes com 'empenas'

Nem todas as paredes tem a mesma altura em toda a sua extensão.

Algumas paredes formam um 'triângulo' em sua parte superior. Este triângulo é chamado de 'empena' ou 'frontão'.

Para inserir uma parede com empena no Orçamento Online recomendamos o seguinte procedimento:

Considere esta parede como se ela fosse formada por duas partes:

  • A parte 'baixa' da parede, ou seja, tudo o que fica abaixo do triângulo.
  • A parte 'alta' da parede, ou seja, o triângulo propriamente dito: a empena.

Digamos, por exemplo, que a parede H3 tenha o tal triângulo, que a parte 'baixa' da parede tenha 3 m de altura, que o triângulo tenha 1 m de altura, e que a parede H3 tenha uma extensão de 6 m.

Então, para inserir a parede H3 na tabela 'Paredes', vamos inserir duas linhas, uma para a parte baixa e outra para a empena.

Nome Altura Comprimento
Parte baixa de H3 3 6
Empena de H3 0,5 6

Observe que o detalhe importante é que na hora de colocarmos a altura da empena, colocamos apenas a metade da altura, pois a área do triângulo equivale a metade da área de um retângulo de mesma altura e comprimento.

5. Portas, janelas e outros vãos

Agora você deve inserir os tipos de portas e janelas existentes, suas dimensões, e a quantidade de cada tipo de porta e janela.

Para facilitar seu trabalho, muitos projetos apresentam um 'Quadro de Esquadrias', que é a relação completa de portas e janela. Então basta copiar o conteúdo do Quadro de Esquadrias para a tabela 'Portas, janelas e outros vãos'.

Se seu projeto não tiver Quadro de Esquadrias, não tem problema, pois todas as informações sobre portas e janelas podem ser encontradas nas plantas e cortes.

Quanto aos 'vãos', se referem a passagens ou aberturas em paredes que não terão porta nem janela.

O Orçamento Online usa as informações de portas, janelas e vãos para estimar a quantidade de meios-tijolos e também para subtrair a área destes vazios da área total de paredes, chegando a um valor mais exato de tijolos necessários.

6. Colunas

No sistema construtivo com tijolos ecológico, as colunas (pilares) da construção são embutidos dentro dos tijolos.

A tabela 'Colunas' se refere a outro tipo de colunas, aquelas colunas usadas em varandas, normalmente feitas com tijolo dobrado (dois tijolos por fiada).

7. Canaletas

A tabela 'Canaletas' pede para o usuário estimar uma porcentagem de canaletas em relação ao total de tijolos, dando duas sugestões:

  • 7,5% para uma fiada de canaletas a cada metro de altura.
  • 12,5% para duas fiadas de canaletas a cada 1,2 m de altura.

Coloque o valor que achar mais conveniente.

8. Pedido

A tabela 'Pedido' informa a quantidade mínima de tijolos, meio-tijolos e canaletas, ou seja aquela quantidade que vai ficar nas paredes.

Porém, é sempre conveniente pedir uma quantidade a mais para compensar eventuais perdas no transporte e na obra, e é na coluna 'Quantidade a pedir' que deve ser digitada a quantidade de material que o cliente realmente deseja encomendar.